quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Flash Mob

O termo utilizado pela primeira vez no ano de 2003, designa uma reunião de pessoas em um local público de forma rápida, na qual ocorre a performance de atos sem sentido ou esquisitos, não vistos naqueles ambientes usualmente.
Bill Wasik, editor sênior da Harper's Magazine, idealizou um dos primeiros flash mob, executado no dia 3 de junho de 2003, no qual mais de 130 pessoas se reuniram em torno de um tapete muito caro na loja de departamentos Macy's e foram instruidas a dizer aos funcionários do departamento que elas faziam parte de um grupo que mora junto em um galpão nos arredores de Nova York, que estavam comprando um '' tapete do amor'' e que tomavam as decisões de compra conjuntamente. Logo depois, a aglomeração cresceu em 200 pessoas reunidas que aplaudiram os performistas.
Os primeiros flash mob são caracterizados pela espontaneidade e pela forma como brincam com os espaços escolhidos causando incômodo ou satirizando algo pertinente ao espaço. Entendo que é uma forma de se mostrar que podemos ocupar certo espaço simplesmente o ocupando, sem haver qualquer sentido no que é feito. Por exemplo, as flash mob nas quais as pessoas permanecem imóveis e em silêncio durante um tempo, ou aquelas que reunem pessoas dançando a músicas distintas.




Outras envolvem vários ensaios...

...sendo comum que coorporações usem esse método como uma forma de publicidade....
  Grande parte continua seguindo o molde das estações de trem, metrô ou shopping mall, após ter sido feito uma enorme aglomeração em uma estação em Londres, na qual aproximadamente 4000 pessoas dançaram ao som de suas próprias músicas. O evento foi conhecido como Silent Disco e envolveu a polícia, que precisou dispersar uma das maiores flash mob já feitas na cidade.
A cidade de Braunschweig possui lei que exige permissão para o uso do espaço público, com o intuito de barrar as multidões dançantes. As motivações são compreensíveis já que já foi registrado os chamados flash robs e flash mob violence, nos quais os envolvidos cometem crimes como furto e destruição de propriedade privada e pública.


Os pontos interessantes da flash mob são sua relação com as redes sociais existentes, sua espontaneidade e a forma como uma expressão coletiva quebra os moldes que são dados aos espaços públicos, antes vistos como uma mera passagem até o próximo local público ou até um local privado, tornando-os um palco para performances que tiram o observador, e o performista, da rotina rápida e maçante das cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário